Apresentação

O Colegiado do Departamento de Serviço Social é presidido pela Chefe de Departamento, a Profa. Dra. Liliane Moser e é composto por 28 professores do quadro efetivo da UFSC e 4 representantes dos acadêmicos do Curso, designados pelo Centro Acadêmico Livre de Serviço Social – CALISS.

O Curso do Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina tem como objetivo propiciar a formação profissional do Assistente Social que, mediante o domínio de conhecimentos específicos, atua na formulação e execução de políticas e programas sociais nas áreas da saúde, educação, trabalho e renda, justiça, meio ambiente, previdência e assistência social, e ainda nas políticas de proteção especial para infância e juventude, portadores de deficiência, mulheres, idosos, família e outras. Desenvolve sua ação junto a órgãos públicos e privados, entidades sócio-assistenciais, ONG’s e processos de organização popular.

O curso de Serviço Social integra a UFSC desde sua criação, em 1958 (Decreto 45063 de 19/12/58 da Presidência da República) e em sua trajetória tem se notabilizado, no Estado e no País, pelo seu forte compromisso com as atividades de extensão, aliado ao investimento em pesquisa e produção acadêmica, capazes de qualificar não só a formação profissional, mas também intensificar o compromisso social da universidade pública junto aos setores populares e movimentos sociais com os quais atua.